Modelo de Redação
Tema: A normalidade do bullying nas escolas
Autoria: Prof. Raphael Reis
Estilo FGV com o máximo de 20 linhas
A reprodução desta redação sem o consentimento prévio é terminantemente proibida.
Introdução
Embora o “bullying” seja pautado por discussões e leis, a agressividade se perpetua em decorrência da falta de cuidados diante da tendência humana à violência.
Argumento I
De início, deve-se considerar que desde 2015 há uma robusta legislação relacionada ao tema. Ao instituir o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, a Lei 13.185 mudou o tratamento do problema, antes restrito à punição e à imposição de multas por danos morais. A partir de então, passou a ser responsabilidade da escola a construção de uma cultura da paz, além do acolhimento às vítimas e aos praticantes de “bullying”.
Argumento 2
Contudo, a falta de zelo das instituições de ensino em relação ao relacionamento entre os alunos abre espaço para a violência. Isso ocorre naturalmente, uma vez que, de acordo com o psicólogo Phillip Zimbardo, a agressividade é um impulso natural do ser humano, que tende a ser ampliado caso a vítima dos ataques não seja capaz de reagir – justamente o que se observa no bullying.
Conclusão
Portanto, é necessário que as escolas cumpram a legislação vigente e promovam mediações de conflitos entre os alunos. Assim, o “bullying” deixará de ser uma prática frequente.