A FCC cobrou temas do eixo “mundo do trabalho” na redação do TRT21-RN. E não deu outra: o Mago da Redação acertou mais um tema de redação na revisão de véspera!
Confira os comentários e os modelos de redação:
Comentários ao tema de redação do TRT21
Modelo de Redação sobre Teletrabalho (TRT21-AJTI)
A pandemia de covid-19 causou imensas modificações em todos os campos da sociedade, inclusive no trabalho. Nesse esteio, foi acelerado um processo já em andamento desde a popularização do acesso à internet: a transferência das atividades laborais para os modelos remoto e híbrido. Dentro dessa perspectiva, é relevante destacar que essas modalidades podem, de um lado, permitir melhor aproveitamento do tempo; porém, de outro, podem gerar cobranças excessivas dos funcionários.
A princípio, o home office tem o condão de oferecer liberdade ao trabalhador. Sob tal prisma, a redução do tempo eventualmente gasto com o deslocamento e a possibilidade de organizar as funções diárias de maneira compatível com a própria rotina permitem uma gestão do tempo mais autônoma, tornando mais fácil conciliar emprego e os cuidados com a casa e a família. Assim, trata-se de uma estratégia para colocar em prática o pensamento do filósofo Domenico de Masi, para quem é necessário dedicar tempo ao ócio criativo – essencial para o equilíbrio e a felicidade do colaborador.
Por outro lado, os modelos remoto e híbrido podem ter efeitos negativos sobre o trabalhador. Isso ocorre pois, em algumas empresas, operacionaliza-se com o pressuposto de que, cumprindo suas funções de casa, o funcionário deve estar sempre disponível. Com isso, ligações em horários impróprios e cobranças com prazos exíguos deixam o colaborador em permanente alerta, fazendo com que o trabalho invada outras esferas da vida. Tal cenário é discutido pelo filósofo Byung-Chul Han, para quem se vive hoje sob a “ética do desempenho”, ou seja, as pessoas são valorizadas na medida em que sacrificam o tempo de lazer em favor do cumprimento de demandas laborais.
Portanto, a popularização do home office abre possibilidades muito positivas que dão azo ao melhor aproveitamento do tempo e ao ócio criativo se bem aproveitadas. No entanto, quando as relações laborais são dominadas pela demanda por produtividade excessiva, tal modelo viabiliza a cobrança permanente dos funcionários, consumindo todo seu tempo com atividades laborais.
Modelo de Redação sobre trabalho decente (TRT21-AJAJ)
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca que o maior desafio global no que se refere ao labor é a garantia de trabalho decente. De fato, condições adequadas e dignas para o exercício da função social são essenciais, havendo leis no Brasil para garantir essa prerrogativa. Entretanto, a persistência de condições precárias de ocupação ainda perpetua ciclos de exploração.
Em primeiro plano, a história dos direitos do trabalhador é marcada por lutas e conquistas. Nesse sentido, o sociólogo Thomas Marshall afirma, em seu ensaio “Cidadania e Classe Social”, que a condição de cidadão compartilhada por um povo só se efetiva a partir da organização e da luta por melhorias sociais, as quais devem ser garantidas em lei e efetivadas na prática. A exemplo disso, pode-se citar a aprovação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943 no Brasil, a qual, embora tendo sofrido modificações, atendeu a demanda do crescente operariado nacional e continua sendo a base de proteção do empregado no país.
Contudo, há diversas situações em que não há o cumprimento efetivo das leis de proteção ao funcionário. Prova disso é a recente denúncia das empresas Salton, Garibaldi e Aurora por se valerem do trabalho escravo para a produção de uvas: os colaboradores foram encontrados vivendo em galpões, com comida em condições precárias e sem a devida remuneração. Com isso, o labor, que deveria ser pautado pela dignidade, assemelha-se ao “Trabalho de Sísifo”, mito grego cujo personagem principal é obrigado a subir com uma pedra até o topo de um monte somente para vê-la cair e ser obrigado a recomeçar a tarefa, marcada pela exaustão e pela ausência de resultados.
Portanto, para que o trabalho no Brasil seja decente, afastando-se do tormento imposto a Sísifo, não são necessárias novas leis, mas sim o devido cumprimento da legislação vigente. Assim, será possível efetivar a cidadania de todos e cumprir com os objetivos determinados pela OIT no país.
Resultado Parcial do TRT12-SC
Com muita felicidade, também, que divulgo o resultado parcial de nossos alunos no concurso do TRT12, cuja nota de redação foi divulgada no dia 15/12:
4 alunos com a nota máxima;
22 alunos com notas superiores a 9; e
dezenas de alunos com notas superiores a 8.5.
isto aqui é a Equipe Mago da Redação!