Duas redações prontas sobre TERRORISMO

Equipe Mago da Redação na área!

No próximo dia 11 de setembro de 2021, os atentados terroristas nos EUA completam 20 anos! 

Sem dúvidas, esse tema será cobrado nas provas de redação e de atualidades. Dessa forma, selecionamos dois modelos de redação sobre o tema TERRORISMO.

Tema: medo e terrorismo

Conforme o pensador Zygmunt Bauman, a sociedade atual vivencia aquilo que ele denominou “Modernidade Líquida”, isto é, uma sociedade que convive com incertezas e medos frequentes. Uma das formas do medo é o terrorismo, o qual se manifesta, principalmente, nos países desenvolvidos economicamente. Na sociedade contemporânea, o medo é uma constante.

Primeiramente, cabe destacar que o terrorismo tem relação com a religião islâmica, uma vez que os denominados terroristas são fundamentalistas religiosos. A partir de uma interpretação radical do Alcorão, eles fundamentam suas ações extremistas nas chamadas Guerras Santas (“jihads”), sendo o principal alvo desse grupo são os países que representam os valores ocidentais. Dessa forma é gerada uma esfera de medo e apreensão geral entre as pessoas.

Nesse sentido, o que alicerça as ações dos terroristas fundamentalistas é a crença de que estão agradando a Deus (Alá), já que, em suas interpretações, haveria o chamamento para combater os infiéis. O medo generalizado e até mesmo a ignorância do saber têm feito com que os seguidores da religião islâmica (os muçulmanos) sofram perseguições, principalmente nos EUA e na Europa, por meio do preconceito étnico e religioso, uma vez que todos os muçulmanos passaram a ser considerados como potenciais terroristas.

 

Mediante o exposto, a maioria da população mundial refuta os ataques terroristas, uma vez que implicam valores humanitários, infringem os direitos humanos e ameaçam a soberania dos Estados. Dessa forma, muitas ações têm sido pensadas para o combate ao terrorismo, porém aquelas que visam a um combate imediato e de captura das principais lideranças podem ser questionadas em sua eficiência, pois parecem não ter diminuído os frequentes ataques terroristas, especificamente nos países economicamente desenvolvidos do Ocidente.

Modelo de redação “Civilização Contemporânea e Terrorismo”, que está no e-book “25 modelos de redação no estilo Cebraspe” cobrado pela banca Cebraspe no concurso da DPF em 2014.

1 o 11 de Setembro de 2001 e a nova escalada terrorista;

2 o Estado Islâmico: intolerância e agressividade;

3 a reação mundial ao terrorismo.

 

            A civilização contemporânea é marcada pela presença do terrorismo. Principalmente a partir do atentado às torres gêmeas em 2001, houve aumento das tensões, culminando na ação brutal e agressiva do Estado Islâmico. Assim, o mundo passou a temer e a se resguardar de eventuais ameaças de atentados.

A princípio, o 11 de setembro marcou a história por anunciar uma escalada no terrorismo ao redor do mundo. Pela primeira vez, a nação mais poderosa do mundo teve alvos civis atingidos em seu território – além de um atentado ao Pentágono, a destruição das torres gêmeas por dois aviões-bomba foi o maior ataque terrorista no ocidente. Depois dessa ação, os grupos que espalham o ódio se sentiram encorajados e passaram a realizar mais atos pelo mundo, em especial nos países europeus.

            Além disso, merece destaque o Estado Islâmico, grupo que dominou, por longo tempo, grandes porções territoriais da Síria e do Iraque (áreas ricas em petróleo) e se proclamou como Estado independente. Entre suas ações estão a captura de ocidentais e a exibição de filmes em que os prisioneiros eram decapitados, espalhando o terror de maneira brutal contra todos aqueles que não compartilham de sua visão extremista.

 

            Como resultado, o mundo passou a buscar formas de coibir a ação terrorista, as quais incluem desde a restrição de circulação de pessoas de etnia árabe ou religião muçulmana até o endurecimento da legislação. Para que seja mitigado, de fato, o terrorismo, o problema deve ser resolvido em sua raiz, a partir de negociações ou ações militares efetivas contra os líderes dos grupos. Além disso, deve haver maior pressão internacional para que nenhum país compre bens ou forneça armas e outros itens às forças obscuras que cometem atentados.   

Cursos e Serviços do Prof. Rapha:

 

Correção particular e mentoria: informações por meio do e-mail magodaredacao@gmail.com

ü  Revisão AL-CE

ü  Revisão PCPR

ü  Atualidades para Redação e Cidadania

ü  E-book 25 modelos de redação Cebraspe

ü  TJM-MG

ü  TJ-RO

ü  Agente Penal de MG

 

ü  Banco do Brasil

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: @profraphaelreis

Telegram: profrapha

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *