O prof. Waldyr Imbroisi escreveu duas redações do zero e ao vivo para o cargo 1, Analista Judiciário – Área Administrativa, do concurso do TSE Unificado.
Como será a questão dissertativa da prova do TSE Unificado?
A banca Cebraspe, organizadora do concurso do TSE Unificado, cobrará questões discursivas dissertativas expositivas sobre temas específicos de cada cargo (de acordo com as disciplinas que estão no edital)
O que será avaliado na questão discursiva do TSE Unificado?
A redação dissertativa do TSE Unificado cobrará o conhecimento técnico sobre o tema e capacidade de expressão da língua portuguesa. Além disso, pegará pesado na correção gramatical, haja vista o fator -10 de desconto.
Como eu escrevo uma questão discursiva para o cargo 1 do TSE Unificado?
Questões discursivas trabalhadas na aula com as respectivas respostas
QUESTÃO DISCURSIVA 1:
O modelo de comportamento humano proposto por Kurt Lewin é representado esquematicamente pela equação:
C = f (P, M)
em que o comportamento (C) é resultado ou função (f) da interação entre a pessoa (P) e o seu meio ambiente (M) ou situação. A pessoa (P), nesta equação, é definida pelas características de personalidade em interação com o meio (M).
A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras: as necessidades humanas. As pessoas são diferentes entre si no que tange à motivação. As necessidades humanas que motivam o comportamento humano produzem padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática
A preocupação com as relações indivíduo-organização é fundamental para a manutenção de talentos nas empresas, bem como para o aumento da motivação e da satisfação dos funcionários. Tendo isso em vista, redija um texto de até 30 linhas respondendo aos seguintes itens:
– Defina motivação e discorra sobre seus fatores internos e externos;
– Discorra sobre relação entre a motivação dos colaboradores e seus objetivos pessoais;
– Discorra sobre o equilíbrio organizacional.
Resposta discursiva:
A motivação é um importante fator no mundo do trabalho e está relacionada com elementos próprios ao indivíduo e externos a ele. Nesse sentido, é relevante analisar a necessidade de contemplar os objetivos dos colaboradores.
Em primeiro plano, a motivação pode ser definida como o motivo que faz uma pessoa agir de determinada maneira. No âmbito da administração, trata-se de disposição para dedicar esforço persistente a fim de alcançar metas. Sob tal prisma, a motivação tem fatores internos, como as necessidades do sujeito, suas aptidões e seus interesses, e externos, a exemplo do clima organizacional, do reconhecimento e de pressões sociais.
Além disso, destaca-se a relação da motivação com os objetivos pessoais dos colaboradores. Afinal, de acordo com o psicólogo Victor Vroom, cada colaborador possui expectativas pessoais em relação a sua carreira e às suas funções; de outro lado, a empresa oferece recompensas para os empregados em conformidade com sua atuação. Assim, se a relação entre recompensas e expectativas atende os objetivos dos trabalhadores, conforme o estudioso, há aumento da motivação.
Dentro dessa perspectiva, tal cenário em que o colaborador está dedicando-se a suas funções e está satisfeito com o retorno e, ao mesmo tempo, a empresa se satisfaz com a entrega do funcionário é chamado de equilíbrio organizacional. Desse modo, nesse sistema, trabalhadores e a organização investem um no outro, construindo uma relação de reciprocidade e satisfação mútua.
QUESTÃO DISCURSIVA 2:
Germano, administrador contratado recentemente pela empresa Legorigolanches, tem se dedicado ao escrutínio dos processos da empresa e encontrado diversos problemas a serem resolvidos. Para decidir como priorizar as demandas, utilizou a Matriz GUT para avaliar o cenário, chegando à seguinte avaliação:
G
U
T
Problema 1
4
2
1
Problema 2
3
3
3
Problema 3
2
3
5
Levando em conta a avaliação descrita acima, redija um texto atendendo às exigências e questões a seguir:
a) Defina a matriz GUT e a sua função;
b) Discorra sobre qual problema deve ser priorizado por Germano;
c) Caso Germano se deparasse com dois problemas com a mesma avaliação na matriz GUT, porém, com recursos suficientes para lidar com apenas um deles, quais ferramentas ele poderia utilizar para organizar suas prioridades?
Resposta discursiva:
A matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) é uma ferramenta de análise estratégica empregada para orientar a priorização de problemas em empresas. Trata-se da atribuição de valores de 1 a 5 a três variáveis distintas: Gravidade (em que nível o problema prejudica a empresa); Urgência (com que velocidade o problema deve ser resolvido para não gerar maiores danos); e Tendência (a perspectiva de agravamento do problema). Assim, os valores são multiplicados, e o maior resultado indica o problema que deve ser priorizado.
Portanto, com base nessa ferramenta, o problema que deve ser priorizado por Germano é o 3. Afinal, o resultado da multiplicação dos fatores a ele referentes é 30, enquanto os problemas 1 e 2 resultam em 8 e 27, respectivamente. Logo, uma vez que possui o maior resultado, o problema 3 deve ser prioridade.
Ainda, no caso hipotético de Germano encontrar resultados idênticos em dois ou mais problemas, ele pode empregar outros recursos para priorizar adequadamente suas ações. A exemplo disso, o gestor pode relacionar os problemas em comento aos objetivos estratégicos da empresa, analisando qual deles deve ser resolvido com maior celeridade para dar cumprimento às metas organizacionais. Ademais, pode-se também empregar a matriz SWOT, a fim de analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, de maneira que seja possível identificar quais problemas aproveitam melhor os fatores positivos e atuam mais diretamente sobre os negativos.