Modelo de questão discursiva sobre Direitos Humanos para o CNU – cargos de nível superior

Um modelo maroto de questão discursiva sobre Direitos Humanos para você que está estudando para o concurso do CNU, especificamente cargos de nível superior.

A questão discursiva, diferente da redação, avalia conhecimentos técnicos do Anexo IV do edital. Certamente, a banca CESGRANRIO colocará tópicos para que os candidatos possam desenvolver.

Proposta de Redação sobre Direitos Humanos

Considerando esta Convenção Americana de Direitos Humanos, responda:

A)   A proibição de escravidão é absoluta ou em alguma circunstância que pode ser admitida?

B)   A proibição de trabalho forçado é absoluta ou em alguma circunstância que pode ser admitida? Apresente o fundamento.

Quanto ao trabalho forçado, embora em regra seja da proibição é relativa, não pode ferir a dignidade.

 

C)   Os trabalhos exigidos para pessoa reclusa em cumprimento de sentença expedida por autoridade judiciária competente são considerados como trabalho forçado? Fundamente.

Desenvolvimento da questão discursiva

 

A proibição da escravidão, estabelecida no artigo 6º, parágrafo 1, da Convenção Americana de Direitos Humanos, é de natureza absoluta e abrange todas as circunstâncias. Este dispositivo consolida um compromisso claro no sentido de resguardar os direitos humanos fundamentais, vedando qualquer forma de submissão à escravidão ou servidão em todas as suas manifestações, independentemente das condições ou contextos.

 

No que concerne ao trabalho forçado, a regra geral é de proibição, conforme expresso no artigo 6º, parágrafo 2. Contudo, abre-se uma exceção quando se trata de trabalhos exigidos de uma pessoa reclusa em cumprimento de sentença, conforme detalhado no parágrafo 3, alínea “a”. Essa exceção ressalta a complexidade da questão, permitindo o trabalho forçado apenas quando vinculado ao cumprimento de uma pena privativa de liberdade imposta por autoridade judicial competente.

 

Os trabalhos forçados em contexto de pena privativa de liberdade, conforme mencionado, não devem comprometer a dignidade e a capacidade física e intelectual do indivíduo, reforçando a preocupação com a integridade dos reclusos. Dessa forma, embora exista uma ressalva à proibição do trabalho forçado, a Convenção mantém uma firme premissa de proteção aos direitos fundamentais, garantindo que, mesmo em situações excepcionais, a dignidade humana seja preservada.

 

Em suma, a Convenção Americana de Direitos Humanos, ao estabelecer parâmetros para a proibição da escravidão e do trabalho forçado, reforça seu compromisso com a consolidação de um regime baseado na liberdade pessoal e justiça social, promovendo o respeito irrestrito aos direitos humanos essenciais em todo o continente americano.

Curso de discursiva para o CNU - cargos de nível superior

No nosso curso, iremos trabalhar os conteúdos interdisciplinares do Anexo IV, especificamente os conteúdos de Conhecimentos Gerais. Além de aprender a estrutura, o aluno terá acesso a conteúdos direcionados, gramática e 3 correções personalizadas.

Aulas gratuitas de redação CNU

Redes Sociais do Prof. Rapha:

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Telegram: profrapha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *