Modelo de redação: A proatividade como promessa para a felicidade

Modelo de Redação 

Tema: A proatividade como promessa para a felicidade

Redação autoral do Prof. Rapha

Estilo FGV –  de 15 a 20 linhas.

A reprodução desta redação sem o consentimento prévio é terminantemente proibida.

Introdução

A proatividade é vista no mundo empresarial como uma habilidade positiva na execução de tarefas. Contudo, a felicidade prometida a partir desse valor (sucesso e ganhos materiais) não é concretizada para a maioria dos trabalhadores.

Argumento I 

De início, a proatividade no mercado de trabalho pode aumentar o cansaço dos trabalhadores. A exigência de que o funcionário seja produtivo através de ações proativas configura aquilo que o filósofo Byung-Chul Han denominou de “sociedade do desempenho”. Nela, os trabalhadores são estimulados a baterem metas, vestirem a camisa da empresa e dedicarem totalmente às atividades laborais. No entanto, essas cobranças estão aumentando os casos de colaboradores com esgotamento profissional.

Argumento 2

Nesse contexto, o mundo do trabalho ganha centralidade na vida das pessoas, exercendo controle sobre outras dimensões da vida humana. Nessa perspectiva, é válido destacar que as tecnologias da comunicação ao melhorar o fluxo de informações e aumentar a produtividade dos funcionários acabam gerando demandas fora do horário de trabalho.

Conclusão

Dessa forma, a felicidade prometida por meio da proatividade como um valor propalado pelo mercado de trabalho é um engodo: gera esgotamento físico e emocional, bem como impede momentos de lazer.

Conheça todos os cursos completos do Mago da Redação clicando neste link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *