Modelo de Redação
Tema: Acaso e Determinação
Redação autoral do Prof. Rapha
TRT18-GO – Banca FCC
O terceiro tema de redação mais difícil da História da FCC
A reprodução desta redação sem o consentimento da autora é terminantemente proibida.
Introdução
Maquiavel, filósofo renascentista conhecido pela sua famosa obra “O Príncipe”, defendia que na vida 50% do que nos acontece depende exclusivamente de nossas ações, a outra metade depende da “fortuna” (sorte). Nessa perspectiva, o acaso e a determinação não são dissociados, cabendo ao indivíduo estar preparado para o imprevisível.
Argumento I
A princípio, é importante destacar que o ser humano deve sempre buscar sua liberdade. Nessa perspectiva, na filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre, os homens são somente livres quando compreendem a responsabilidade de seus próprios atos, ou seja, não terceirizam para outros a sua felicidade e decisões, eliminando, assim, a influência do acaso na existência humana.
Argumento 2
Por outro lado, é notório que o acaso existe e influencia diretamente o destino de uma pessoa. Nesse sentido, um sobrevivente de um acidente tem a sua vida mantida, enquanto outros não tiveram o mesmo destino em circunstâncias semelhantes. Além disso, é notório que pessoas que nascem em espaços geográficos sem nenhuma infraestrutura (com ausência de áreas de lazer e precária assistência médica e educacional) possuem oportunidades sociais diferentes.
Conclusão
Por fim, se a vida está entre o acaso e a determinação, cabe aos indivíduos viver uma vida assertiva e sem resignação, como já refletia o filósofo Nietzsche. Assim, é possível construir uma vida afirmativa e que enfrente os dilemas da existência.