Modelo de Redação CESGRANRIO: a importância da proteção de dados e o direito à privacidade

Introdução


A proteção dos dados individuais é um dos problemas mais discutidos da contemporaneidade, já que as pessoas estão imersas no mundo digital em que informações pessoais são armazenadas o tempo inteiro. Dentro dessa perspectiva, é importante ressaltar a importância da privacidade dos cidadãos, bem como os riscos aos quais estão submetidos nas redes.


Argumento I


De fato, a proteção dos próprios dados é uma garantia dos direitos do indivíduo. Essa discussão é parte central da obra “1984”, livro de George Orwell em que o Estado controla a população a todo momento, vigiando cada passo dado por meio de câmeras e microfones. Dessa forma, percebe-se que preservar a intimidade das informações armazenadas em aplicativos e contas é importante para não conferir demasiado poder a quem tem acesso aos dados.


Argumento 2


A partir dessa reflexão, pode-se analisar os riscos que pesam sobre todos os usuários da internet e das redes sociais: em 2016, por exemplo, um conjunto de dados de mais de 50 milhões de usuários do Facebook foi usado sem o consentimento deles pela empresa “Cambridge Analytica” para a prática de consultoria política e direcionamento de mensagens. Por isso, uma legislação adequada e o cuidado de cada um são muito importantes quando se trata de informações pessoais.


Conclusão

Dessa maneira, para que a privacidade possa ser garantida como direito, resguardando os cidadãos, medidas devem ser tomadas. O governo deve formular leis mais rígidas referentes ao uso não autorizado de informações e de roubo de dados. Ademais, cada indivíduo deve se policiar e buscar entender a dinâmica dos dados na rede, a fim de que compreenda os riscos a que está exposto.

Ainda não está estudando com o Mago da Redação? Não perca tempo! Conheça os cursos de redação para concursos públicos, Enem e pré-militares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *