Modelo de Redação
Tema: Empatia no ambiente de trabalho
Autoria: Kanauã Vieira Dantas
TRT 19 – Técnico Judiciário
Nota: 10
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Introdução
O ambiente de trabalho tem sido cada vez mais evidenciado pela necessidade de um olhar mais cauteloso com os seus membros, visto que o tratamento humanitário entre os trabalhadores tem sido exigido de maneira mais contundente atualmente. Diante disso, efeitos práticos positivos da empatia no ambiente laboral podem ser constatados a partir da alteridade e da influência das lideranças nas organizações.
Argumento I
Em primeira análise, é necessário evidenciar o conceito de sociedade do cansaço, definido pelo renomado filósofo Byung Chul, o qual evidencia uma realidade insalubre, na qual as pessoas adquirem uma exaustão crônica pela autocobrança exagerada por produtividade no trabalho. Nesse contexto, frisa-se a relevância de instrumentalizar o conceito de alteridade nas organizações. Esse conceito reflete a importância de conviver harmoniosamente com as diferenças dos outros, criando assim, um ambiente mais empático e efetivamente integrado, conforme descreve o sociólogo Ulrick Beck. Nesses termos, a confiança e o entrosamento entre os trabalhadores são reflexos claros dos efeitos da empatia difundida.
Argumento 2
Em segunda plano, destaca-se a relevância do comportamento das lideranças nesse contexto. Segundo o filósofo Nietzsche, as lideranças têm o poder de influenciar seus subordinados através de suas atitudes. Conforme essa teoria (moral de rebanho), se as empresas possuírem gestores praticantes da empatia, possivelmente a maioria dos subordinados refletiram natural e involuntariamente atitudes empáticas. Tal fato pode desencadear um efetivo bem-estar social além de influenciar no aumento de produtividade e na cooperação plena dos seus membros.
Conclusão
Logo, medidas em prol de uma cultura organizacional empática são necessárias. É necessário que haja campanhas de conscientização sobre a importância da empatia no ambiente corporativo. Além disso, é importante estabelecer-se diretrizes, no plano estratégico da empresa, as quais tenham finalidade de efetivar a implementação de uma cultura empática nas organizações. É válido destacar a necessidade da adesão da alta cúpula das instituições em relação ao tema aqui discutido, pois sem a participação dela as medidas serão dificilmente colocadas em prática.