Modelo de Redação: Gosto como aquisição social (TRT9)

Modelo de Redação 

Tema: Gosto como aquisição social (TRT9) 

Redação autoral do Prof. Rapha

Banca FCC

O quinto tema de redação mais difícil da História da FCC

A reprodução desta redação sem o consentimento da autora é terminantemente proibida.

Introdução

De maneira geral, o gosto é compreendido como algo pertencente à subjetividade do indivíduo, pois há a liberdade de se realizar julgamentos estéticos e de ter preferências. Porém, o gosto é, sobretudo, uma aquisição social.

Argumento I 

De início, é importante ressaltar que a preferência pessoal pode reduzir a complexidade da realidade social. Nesse contexto, o filósofo Montesquieu, embora reconhecesse que o gosto possui certa dimensão subjetiva, defendia que o gosto, por exemplo, não pode determinar a qualidade de uma obra literária ou artística, porque essas possuem seus méritos que vão além de mero apreço, estando imersas no ambiente cultural. Assim, as produções humanas transcendem uma mera predileção do ser.

Argumento 2

Em segunda análise, é notório que o gosto não é inato, e sim uma aquisição social, porque ele é aprendido nas socializações. Nesse sentido, o sociólogo Pierre Bourdieu mostra que as preferências estão relacionadas à origem social de cada um. Isso pode ser observado no uso de roupas e de perfumes de grife pela classe média alta para se diferenciar da classe popular, marcando uma distinção social entre grupos

Conclusão

Portanto, os gostos que as pessoas desenvolvem estão associados aos grupos sociais aos quais pertencem, servindo como instrumento de distinção social. Ademais, o gosto só pode ser entendido a partir de uma lógica cultural na qual se está inserido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *