Modelo de Redação: O futuro do jornalismo (Nota 10 no TJDF)

Modelo de Redação 

Tema: O futuro do jornalismo 

Autoria: Aluna Érica Valadão

TJDF 

Nota: 10 

A reprodução desta redação sem o consentimento da autora é terminantemente proibida.

Introdução

O jornalismo sempre foi um marcador de mudanças presente na sociedade. Com o advento da comunicação em massa no século XX sua importância marcou presença no corpo social, porém nos dias atuais seu modelo clássico é questionado frente à democratização do acesso à informação.

Argumento I 

Em primeira análise, para o filósofo Adorno a comunicação em massa do século XX foi composta pela lógica instrumentalista do capitalismo e os jornais impressos viveram sua grande era assimilando essa lógica de comunicação em que o ideal era uniformizar a informação para facilitar a sua distribuição em larga escala.

Argumento 2

Em contrapartida, hoje vive-se a era da singularização do receptor da informação e essa lógica do século XX já não encontra mais tanto espaço na sociedade. Para viabilizar sua continuidade o jornalismo pode valer-se do que o filósofo Habermas chamou de “agir comunicativo”, em que são abertos espaços de diálogo e racionalização do pensamento crítico para criar novas possibilidades que rompam com a lógica instrumentalista e massificada. 

Conclusão

Doravante parecer um desafio, é uma oportunidade do jornalismo e jornais impressos se reinventarem e passarem a disseminar sua influência de maneira alinhada com o mundo atual; mais conectado e singular, e assim, ter maior assertividade e discriminação das suas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *