Modelo de Redação
Tema: O ser humano como extensão da tecnologia
Redação escrita do zero e ao vivo no YouTube, com a colaboração dos alunos
A reprodução desta redação sem o consentimento prévio é terminantemente proibida.
Introdução
Com o avanço da tecnologia, tudo está conectado o tempo todo, o que se denomina “internet das coisas”. Esse contexto proporcionou uma simbiose entre o ser humano e a máquina [contextualização]. Nessa perspectiva, os indivíduos assumem características das máquinas [tópico I], bem como os dispositivos eletrônicos introjetam traços humanos [tópico II].
Argumento I
Em primeira análise [conectivo], o “Homo sapiens” já pode ser considerado um “ciborgue” [tópico frasal]. De acordo com o empresário da área tecnológica Elon Musk, o corpo humano já apresenta elementos eletrônicos, a exemplo do smartphone. Nesse sentido, é impossível pensar o indivíduo sem a conexão frequente com as ferramentas encontradas no celular [fundamentação]. Dessa forma, são notórias as características das máquinas que se incorporam à vida humana [conclusão do parágrafo].
Argumento 2
Outrossim [conectivo], na contemporaneidade, as máquinas também incorporaram traços humanos [tópico frasal]. Isso pode ser observado no cinema, como no filme “O Homem Bicentenário”, em que um robô assume aspectos típicos da humanidade. Além disso, tal fenômeno é visto na atualidade, a exemplo do “software” “Chat GPT”, o qual consegue desenvolver diálogos (linguagem) bem como produções criativas e artísticas, como poesias, fotografias e pinturas [fundamentação]. Ou seja, aquilo que era essencialmente humano passa a ser encontrado na inteligência artificial [conclusão do parágrafo].
Conclusão
Portanto, ao “Homo sapiens” estão sendo atribuídas cada vez mais características das máquinas, assim como estas desenvolvem facetas da humanidade [retomada do tema/ideias centrais]. Então, é preciso cautela com as tecnologias que surgem na revolução atual para não prejudicar a individualidade e a subjetividade humanas [conclusão].
Perfeita!
Professor eu adorei. Aborda objetivamente o tema