Modelo de Redação: Os desafios da saúde mental no Brasil
Introdução
Na segunda metade do século XX, a psiquiatra alagoana Nise da Silveira revolucionou o tratamento em saúde mental por meio do emprego de práticas humanizadas no cuidado dos pacientes. Antes da atuação da médica, os portadores de transtornos da mente eram excluídos do convívio social e submetidos a terapias agressivas sem nenhum resultado benéfico. Entretanto, mesmo com os esforços de Nise, a saúde mental continua sendo uma preocupação, uma vez que a exclusão dos enfermos e a pressão exercida sobre eles agrava a situação.
Argumento I
Em primeira análise, os indivíduos acometidos por problemas de saúde mental são colocados à margem e excluídos do convívio social. Dentro dessa perspectiva, ficam privados de relações fundamentais ao desenvolvimento humano, conforme salienta o sociólogo Émile Durkheim ao discutir o conceito de socialização. Para o pensador, é na relação com o diferente que são apreendidas as regras de convivência, as expectativas e os limites de uma sociedade, sendo, desse modo, um processo essencial para qualquer pessoa.
Argumento II
Além disso, a pressão social exercida sobre os portadores de psicopatologias dificulta o restabelecimento dos enfermos. Exemplo disso foi o ocorrido com Simone Biles, ginasta da equipe dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Tóquio cujo desempenho era o mais esperado na modalidade. Na ocasião, sob altas expectativas, a atleta desistiu de competir por causa da sua saúde mental, dando um importante exemplo de que é preciso cuidar da mente, independente da pressão da sociedade.
Conclusão
Portanto, são necessárias ações urgentes para minimizar a exclusão e a cobrança sobre os portadores de transtornos psíquicos. Para isso, a mídia, com seu potencial de difusão de informações, deve colocar em evidência as psicopatologias, não sob o prisma da discriminação, mas da integração dos enfermos à sociedade, por meio de novelas, programas e reportagens, a fim de ampliar o conhecimento da população sobre esse assunto. Além disso, as instituições de ensino de todos os níveis devem dar especial atenção à socialização dos acometidos por doenças da mente. Assim, o legado de Nise da Silveira será amplamente aproveitado.
Siga o Mago da Redação nas redes sociais:
YouTube: Professor Raphael Reis
Instagram: profraphaelreis
Telegram: profrapha