Modelo de redação: racismo no Brasil

O racismo no Brasil é um dos temas de redação mais quente para os concursos públicos de 2021. Para contribuir com o debate e com os seus estudos, o “Mago da Redação” (Prof. Rapha) fez um modelo de redação (estrutura clássica) seguindo o estilo da banca Cebraspe.

Tópicos Racismo no Brasil:

  1. Exclusão histórica da população negra no Brasil
  2. Desvalorização da cultura negra e preconceitos
  3. Ações para combater o racismo

Introdução da redação Racismo no Brasil

De acordo com Thomas Marshall, cidadania é a conquista de direitos, que proporciona a existência dos indivíduos. Nesse sentido, a população negra é excluída de diversos mecanismos de cidadania devido ao contexto histórico de desigualdades e de desvalorização da sua cultura.

Tópico I: Exclusão histórica da população negra no Brasil

Primeiramente, vale ressaltar que o contexto histórico brasileiro contribui para a exclusão da população negra. Nesse sentido, o passado escravocrata que durou quase 400 anos gerou relações de preconceito e de discriminação racial, o que pode ser visto no mercado de trabalho. Dessa forma, é válido lembrar que para o sociólogo Florestan Fernandes os negros não foram integrados na sociedade de classes.

Tópico II: Desvalorização da cultura negra e preconceitos

Além disso, há a desvalorização da cultura negra, a qual reforça estereótipos. Nessa perspectiva, a beleza negra é colocada em segundo plano, bem como religiões de matriz africana são inferiorizadas. Outro aspecto a ser ressaltado é o preconceito da “cultura de favela” que, muitas vezes, é considerada como algo de marginais, a exemplo do grafite. Isso reforça práticas discriminatórias.

Tópico III: ações para combater o racismo no Brasil

Outrossim, para que se possa ter uma sociedade com mais igualdade racial, o Estado deve criar políticas afirmativas que anulem as distorções históricas, bem como os indivíduos passem a valorizar a cultura negra como integradora da nossa identidade nacional.

Conclusão da redação Racismo no Brasil

Mediante o exposto, com a superação do passado escravocrata e valorização cultural da população negra, haverá uma sociedade que se preocupa com o real exercício da cidadania.

Gostou deste conteúdo? Deixe seu like e compartilhe com os amigos

Conheça nossos cursos para a banca Cebraspe:

Curso de redação PF

Curso de redação PRF

Curso Regular de redação Cebraspe

Para informações sobre o serviço particular de correção de redação, enviar e-mail para: magodaredação@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *