Os Bruxões do Enem preparou um modelo de redação sobre Persistência da Miséria no Brasil no capricho para você que quer tirar mais de 900 na redação do ENEM!
O Índice de Gini é um conceito da Geografia que consiste em um instrumento para medir a desigualdade de um país. Nesse sentido, com base nessa ferramenta, a ONU identifica o Brasil como uma das dez nações mais desiguais do planeta, situação que pode ser percebida pela generalizada e persistente miséria em solo nacional. Dentro dessa perspectiva, é necessário mudar essa realidade e criar condições para que todo brasileiro possa ter uma vida digna, uma vez que a situação atravessada por diversas famílias do país se constitui como uma falha acintosa do Estado na promoção dos direitos básicos.
Em primeiro lugar, a pobreza é uma mazela persistente em solo nacional, prejudicando a vida de milhões de famílias. Prova disso é a história de Carolina Maria de Jesus, catadora de materiais recicláveis e mãe solo de três filhos que lutava para conquistar a subsistência dia após dia e contou sua trajetória no livro “Quarto de Despejo”. Dentro dessa perspectiva, embora mais de meio século tenha se passado desde que Carolina conseguiu publicar sua obra, a situação vivida por sua família se perpetua em diversos lares do país, nos quais o alimento ainda é um direito negado em decorrência da limitação das condições materiais.
Por causa disso, é possível inferir que o Estado, em sua postura de descaso com relação a quem não tem sequer o básico, incorre em grave falha. A partir dessa lógica, o sociólogo e ativista Betinho afirmava, em meados do século passado, que “a miséria é imoral”, já que submete as pessoas a condições subumanas, sendo, então, a pior situação a que um governo pode condenar seu povo. Com efeito, a proposição de Betinho continua sendo plenamente relevante para analisar a persistência da pobreza na nação, deflagrando a necessidade de políticas públicas ativas e efetivas para reduzir a desigualdade atroz que grassa em solo brasileiro.
Portanto, o combate à miséria é prioritário diante da urgência de evitar que famílias sejam submetidas a condições degradantes e imorais. Logo, o Estado, responsável pela promoção do bem-estar coletivo, deve formular políticas públicas abrangentes que envolvam a transferência de renda para os mais pobres e maiores possibilidades de mobilidade social, por meio do repasse de verbas oriundas da taxação de grandes fortunas, com o objetivo de prover melhores condições de vida a todos e, com isso, uma vida digna aos cidadãos. Assim, o Brasil deixará de constar entre os dez países mais desiguais do mundo.
Curso GRATUITO de Redação para o ENEM
É isso mesmo que você ouviu! Curso GRATUITO de redação para o Enem! Para aqueles que querem se preparar com qualidade, democratizamos o acesso.
Aqui, o aluno paga APENAS pelas correções personalizadas contratadas, as quais, na verdade, são um baita acompanhamento pedagógico.
As aulas gratuitas estão disponibilizadas no canal do YouTube do Professor Raphael Reis. Os alunos que contratarem algum plano de correção, além de acessar o conteúdo na plataforma, terão com exclusividade:
– Estudos Dirigidos de Redação por tema
– E-book de estrutura
– Correções realizadas por dois especialistas e nos mínimos detalhes
– Contato direto com os professores no grupo do WhatsApp