O modelo de redação sobre Abandono de Idosos foi elaborado de forma especial: seguindo a nossa metodologia exclusiva ESCREVENDO DO ZERO, fizemos esta redação ao vivo e com colaboração dos alunos no canal do YouTube.
Essa obra de artes foi realizada em conjunto e em menos de 1h!
Redação pronta sobre Violência contra as pessoas idosas
A sociedade brasileira obteve um grande avanço legislativo com o Estatuto do Idoso, o qual prevê uma série de direitos e proteções específicas. Contudo, embora existam leis que protejam os idosos, é necessário considerar que as exigências do mercado de trabalho bem como a negligência familiar e governamental impedem que esse grupo usufrua de seus direitos.
De início, cabe destacar que a produtividade é um marcador de exclusão da terceira idade. De acordo com o filósofo Byung-Chul Han, há uma ética do desempenho que exige das pessoas resultados e cumprimento de metas, atribuindo valor aos indivíduos proporcionalmente ao montante de trabalho realizado. Isso faz com que as pessoas idosas sejam descartadas e violentadas no seu direito social de produzir atividades laborais
Paralelamente, as pessoas de idade mais avançada são alvos de formas diversas de agressão, a exemplo do abandono familiar e da ausência de políticas públicas concretas para esse público. Nesse sentido, os dados do Disque 100 comprovam essa negligência, pois foram registradas mais de 47 mil denúncias de maus-tratos a idosos em 2023. Além disso, na maioria das cidades, não há programas de acessibilidade condizentes com as necessidades específicas da população de faixa etária mais elevada.
Diante do exposto, é notório que não bastam somente leis, e sim políticas públicas que estabeleçam a inclusão da terceira idade no mundo do trabalho e diretrizes claras para adequação do espaço urbano. Ademais, são necessárias iniciativas que incentivem o afeto aos idosos nos lares, evitando, assim, as múltiplas violências contra esse grupo.