Modelo de redação sobre CORONAVÍRUS

coronavirus

Modelo de redação sobre coronavírus no estilo Cebraspe.

Para esta redação, utilizei a estrutura moderna, na qual os tópicos são respondidos diretamente. Embora seja uma estrutura válida para a banca Cebraspe, sugiro utilizá-la em momento de “sufoco”, ou seja, se o tempo estiver apertado para a realização de sua produção textual.

Proposta temática: Mudanças na sociedade no contexto de pandemia

Tópicos:

  1. Coronavírus e o bem comum
  2. Mudanças nas interações sociais
  3. Ações para enfrentar o contexto de pandemia
  1. Coronavírus e o bem comum

Primeiramente, destaca-se que a contenção do vírus só é possível se todas as pessoas e nações assumirem compromisso com a coletividade. Nesse sentido, tal esforço se mostra como um grande desafio, uma vez que a sociedade líquida é marcada por relações individualistas e fragmentadas, como ressalta Bauman em sua sociologia. Isso pode ser observado no descumprimento da principal medida de profilaxia: distanciamento social – parte da população e até a liderança máxima do país não estão evitando aglomerações.

  1. Mudanças nas interações sociais

Em segunda análise, será necessário elaborar novas regras de convívio social.Na perspectiva sociológica de Émile Durkheim, podemos considerar que o avanço do coronavírus é uma anomia, porquanto contribui para a desintegração social e os mais diversos conflitos: crise econômica, desemprego, inflação, instinto de conservação da vida. Contudo, se o processo de combate aos vírus é coletivo, a sociedade precisa estabelecer atitudes de solidariedade, por se tratar de uma doença que afeta a todos, independentemente de classe social.

3.Ações para enfrentar o contexto de pandemia

Portanto, é necessário que os indivíduos exerçam a empatia, como forma de fortalecer laços de solidariedade. Ademais, o Estado necessita ser o exemplo, procurando conscientizar a população sobre medidas de prevenção, para que os impactos possam ser minimizados e as vidas preservadas.

Gostou do conteúdo? Curta, deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *