Modelo de redação sobre o porte e a posse de armas

O porte e a posse de armas: tema quentíssimo para os concursos de 2021, principalmente os certames da área de Segurança Pública.

Então, vamos para mais um esquenta: um modelo de redação para ajudá-los no treinamento 🙂

Tópicos:

1. A realidade da segurança pública no Brasil

2. O porte e a posse de armas contribuem com uma melhor segurança, ou podem agravar a criminalidade

3. O que a PF pode fazer para uma segurança pública mais qualitativa

Introdução

A Segurança Pública é uma das principais áreas do serviço público, pois garante paz e qualidade de vida aos cidadãos. Nesse sentido, faz-se necessário analisar a realidade da segurança pública, as melhores ações para garantir segurança à população e as possíveis realizações da Polícia Federal (PF) dentro de suas competências para proteger a sociedade.

1. A realidade da segurança pública no Brasil

De início, é importante destacar que a realidade da segurança pública no Brasil apresenta diversas falhas. Nesse sentido, a infraestrutura dos órgãos de segurança não é boa e carece de mais investimentos em tecnologias, principalmente para fomentar investigações. Outrossim, os presídios estão superlotados e não conseguem ressocializar os detentos.

2. O porte e a posse de armas contribuem com uma melhor segurança, ou podem agravar a criminalidade

Nesse contexto de crise, discute-se se a flexibilização do porte e da posse de armas melhora a segurança dos cidadãos. De acordo com pesquisas acadêmicas, a exemplo do “Atlas da Violência”, fica notório que o acesso facilitado às armas aumenta a criminalidade: a presença de mais armas circulando na sociedade contribui para que brigas banais terminem em mortes. Além disso, segundo dados da PF, cerca de 30% das armas apreendidas têm sua origem no mercado legal.

3. O que a PF pode fazer para uma segurança pública mais qualitativa

Por fim, a PF pode contribuir com uma segurança mais qualitativa por meio de suas diversas operações de fiscalização e de campanhas educativas. Essas ações auxiliam a defesa dos direitos fundamentais e coletivos, bem como a manutenção de uma sociedade mais pacífica e protegida.

Conheça nossos curso exclusivos!

YouTube: Professor Raphael Reis

Telegram: profrapha

Instagram: profraphaelreis

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *