O Prof. Raphael Reis e o Prof. Waldyr Imbroisi fizeram uma aula especial sobre Meio Ambiente: ilhas de calor e as desigualdades sociais. Esse tema contempla, também os debates sobre o racismo ambienta.
Confira abaixo a aula e o modelo de redação sobre Racismo Ambiental:
Modelo de Redação sobre Ilhas de Calor e as Desigualdades Sociais
De acordo com o observatório Copernicus, o ano de 2023 foi eleito o mais quente dos últimos 125 mil anos. Essa elevação da temperatura, percebida de maneira intensa nas ilhas de calor urbanas, está associada às ações humanas e impacta diferentemente os grupos sociais.
Em primeira análise, é importante destacar que os seres humanos possuem responsabilidade direta nos problemas ambientais. Nesse sentido, tal pensamento é defendido pelo sociólogo Ulrich Beck, para quem os riscos atuais à sobrevivência e ao bem-estar dos seres humanos são perpetrados por ações antrópicas. Isso pode ser observado a partir dos eventos climáticos extremos oriundos do aquecimento global, a exemplo das ilhas de calor.
Outro ponto a ser discutido é observar que as formas de se proteger dos efeitos extremos do calor são distintas para as diferentes classes sociais. Nesse contexto, a “ralé brasileira”, grupo considerado sem cidadania pelo sociólogo Jessé Souza (e composto em sua maioria por pessoas negras), sofre mais para amenizar a sensação de calor, uma vez que suas residências não possuem infraestrutura adequada, a exemplo de construções com telhado de amianto e sem ventilação. Por outro lado, as famílias mais abastadas possuem habitações mais arejadas e recursos para adquirir equipamentos como ar condicionado e ventilador.
Por fim, é notório que todas as pessoas sentem o aumento da temperatura por meio das ilhas de calor. Porém, devido às desigualdades sociais, os menos favorecidos (em sua maioria negros) são impactadas de maneira desproporcional em virtude da ausência de meios para lidar com as adversidades climáticas.
Siga o Mago da Redação nas Redes Sociais
Correção de redação personalizada e mentoria de redação: magodaredacao@gmail.com e (32)
98813-7835
Cursos e e-books: https://professorraphaelreis.com.br/nossos-cursos/
YouTube: Professor
Raphael Reis
Instagram: profraphaelreis
Telegram: profrapha