Modelo de redação: violência contra as mulheres

Slide1

Violência contra as mulheres é um tema quentíssimo para os concursos públicos de 2021. Para contribuir com o debate e com os seus estudos, o “Mago da Redação” fez um modelo de redação (estrutura híbrida) seguindo o estilo da banca Cebraspe.

Tema: violência contra as mulheres

Tópicos para desenvolver o tema:

  1. Causas do comportamento agressor masculino
  2. O papel da polícia no atendimento à mulher vítima de violência
  3. Ações que o Estado deve adotar para garantir tratamento humano às mulheres vítimas de violência

Introdução da redação

Na sociedade brasileira, é notório o crescimento de casos de violência contra as mulheres, o que pode ser observado nos noticiários. Dessa forma, é importante discutir a igualdade de gênero e as políticas públicas de proteção às mulheres vítimas de violência, para que se possa efetivar o princípio constitucional da dignidade humana.

Desenvolvimento do tópico I

Em primeira análise, cabe ressaltar as causas que levam os homens a agredirem as mulheres. Nessa perspectiva, o passado histórico fundamentado na família patriarcal foi incorporado por alguns homens em suas socializações, manifestando, assim, o machismo, ou seja, o comportamento no qual o homem acredita ter posse da sua companheira. Isso pode ser visto no fato de que o feminicídio, na maioria dos casos, é causado por companheiros ou ex-companheiros.

Desenvolvimento do tópico II

Além disso, os policiais possuem papel essencial para a garantia de direitos. A partir disso, é válido destacar que a mulher vítima de agressão deve ser acolhida por meio da humanização do atendimento, conforme dispõe a Lei Maria da Penha. Dessa forma, os órgãos de segurança pública concretizam a sua função de assistência ao cidadão, conforme destaca o especialista Ricardo Balestreri.

Desenvolvimento do tópico III (transformado em conclusão)

Por fim, para superar essa realidade de agressões às mulheres e conseguir consolidar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, é necessário que o Estado amplie as delegacias especializadas para garantir atendimento humanizado às vítimas de violência. Outrossim, o Estado deve reunir serviços de acolhimentos, com o objetivo de proporcionar apoio psicossocial.

Gostou deste conteúdo? Deixe seu like e compartilhe com os amigos.

Conheça nossos cursos para a banca Cebraspe:

Curso de redação PF

Curso de redação PRF

Curso Regular de redação Cebraspe

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *