Possíveis temas de redação para as carreiras policiais

carreiras policiais

Você está estudando para concursos da área de policial? Se sim, fica ligado nesta lista de possíveis temas de redação para você treinar:

  1. Segurança Pública. Dica: é um tema bem amplo, mas é importante destacar a importância do Estado em proteger os seus cidadãos. Ademais, garantir segurança à população está diretamente relacionado à qualidade de vida das pessoas. Outro ponto importante é destacar que as polícias possuem função cidadã, isto é, função de assistência ao cidadão.
  2. Sociedade do medo e Indústria do medo. Dica: uma das formas de sofisticar o seu argumento é utilizar como recurso argumentativo o “argumento de autoridade”. Nesse sentido, conferir o conceito de “medo líquido” do sociólogo Bauman.
  3. Redução da maioridade penal. Dica: é um tema bem polêmico que permite visões bem distintas. Assim, não há problema ser favorável ou contrário, desde que tome cuidado para não desrespeitar os direitos humanos.
  4. Pacote Anticrime. É uma iniciativa do atual governo para combater a corrupção, o crime organizado e deixar alguns tipos de penas mais duras. Nessa perspectiva, é importante levar em consideração os impactos na sociedade. Por outro lado, há dois pontos específicos nada consensuais e alvo de muitas críticas: a proposta de prisão em segunda instância  e o excludente ilicitude.
  5. Crise no Sistema Carcerário Brasileiro. Dica: um bom argumento é defender que há intensa desigualdade social no Brasil, o que acarreta a falta de oportunidades no mercado de trabalho e na inclusão social. Dados do CNJ, mostram que quase 75% da população carcerária no Brasil são pessoas pobres, sem escolaridade e negras. Ademais, os principais crimes são envolvimento com drogas ou de baixa periculosidade. 
  6. Armas de Fogo. Dica: tema quente por causa das discussões envolvendo a desburocratização da posse e do porte de arma. Assim, a questão problematizadora é: a facilidade de adquirir armas pode proteger o cidadão, visto que o Estado e suas polícias são ineficientes, ou isso pode ocasionar mais violência e morte? Para essa discussão, é importante dar uma lida em pesquisas: Atlas da Violência e Mapa da Violência.
  7. Violência contra a mulher. Dica: na pesquisa do Atlas da Violência (2019), há um dados assustador: são mortas 13 mulheres diariamente no Brasil. Esses crimes são, sobretudo, passionais e acontecem no espaço doméstico. Um argumento contundente é mostrar que esse tipo de violência manifesta o nosso passado autoritário, marcado por uma sociedade patriarcal, na qual trata a mulher como se fosse um objetivo e que deveria ser submissa ao homem.
  8. Violência no trânsito brasileiro. Dica: defender a tese que as violências no trânsito brasileiro é uma questão de saúde pública é bem contundente, uma vez que o Estado gasta bilhões anualmente. Outro ponto importante é refletir sobre a conduta do brasileiro que não gosta de seguir normas (leis) e que possui a tendência de resolver os seus conflitos no trânsito de forma violenta, mostrando que nossos comportamentos estão pautados na “cultura da violência”.
  9. Combate às drogas. Dica: é um fato que o combate às drogas não é eficiente no Brasil, ocasionando milhares de mortes, inclusive de pessoas inocentes em regiões dominadas pelo tráfico. Nessa perspectiva, é importante que o candidato aponte reflexões que vão além do senso comum, mostrando ações de outros países como a de Portugal que estão tendo resultados positivos.
  10. Discurso de ódio: Dica: refletir a diferença entre liberdade de expressão e discurso de ódio. Recentemente, uma pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que várias pessoas estão evitando postar e interagir sobre questões políticas, devido a polarização política recente em nosso país e aos vários casos de intolerância – dê uma conferida nesta pesquisa porque é bem interessante. Um autor bem legal para essa discussão é o iluminista Voltaire (confira o opúsculo dele denominado “Tratado sobre a Tolerância”).
  11. Urbanização e Mobilidade Urbana: Dica: sem sombra de dúvidas, este é o tema queridinho das bancas. Pensar os desafios da mobilidade urbana vai além da preocupação com o deslocamento de veículos. É necessário refletir sobre como o espaço urbano é compartilhado pelas pessoas.
  12. Educação no Brasil: Dica: infelizmente, a educação brasileira possui péssimos resultados e, em muitas escolas públicas, há um clima de violência. Nesse sentido, a polícia pode entrar em cena para auxiliar as escolas com programas específicos, por meio da polícia comunitária e de palestras, ou seja, uma aproximação de parceria, sem o caráter repressivo. Outro tema potencial envolvendo violência e escola é o bullying.
  13. Meio ambiente. Dica: esteja atento ao conceito de “sociedade do risco’, do sociólogo Ulrich Beck, pois assim o seu argumento ficará mais consistente para entender os desmatamentos, o aquecimento global e tragédias ambientais (destaque para Mariana e Brumadinho). O aumento recorde de queimadas e desmatamentos nos últimos dois anos, certamente, serão cobrados devido aos seus danos: aquecimento global, prejudica os pequenos agricultores, acaba com a fauna e com a flora, prejudica a subsistência de comunidades indígenas. 
  14. Saneamento básico. Dica: mais de 100 milhões de pessoas não possuem acesso à rede coletora de esgoto (dados do Instituto Terra), o que ocasiona diversos problemas de saúde pública e nega o acesso à cidadania. Logo, é um problema de desigualdade social no Brasil e um desrespeito ao princípio da dignidade humana.
  15. Crimes cibernéticos (virtuais). Dica: a prática policial acompanha ou deveria acompanhar os avanços tecnológicos. Assim, é importante o candidato saber como a tecnologia está modificando o dia a dia das instituições e das tarefas policiais. Ademais, crimes cibernéticos estão no debate midiático (fraudes, ciberbullying, perseguição, racismo, etc.). Um autor interessante para contextualização do tema é Pierre Levy. 
  16. Coronavríus. Este é o tema do momento, portanto muita atenção, porque pode aparecer como tema de redação ou na prova de atualidades. É importante o candidato pensar como essa pandemia causa efeitos econômicos, sociais e humanos, destacando como as relações sociais estão modificando.

Curso de redação para a Polícia Federal

E-book 25 conceitos para usar na redação

Informações sobre o nosso serviço particular de correção de redação: magodaredacao.com

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *