Questões discursivas sobre administração pública e administração geral para a prova da Polícia Federal – PF, cargo 1

Muito bem, bruxões e bruxinhas! Se você está buscando uma vaga no concurso da PF para o cargo de administrador – ou em outros concursos que estão cobrando questões discursivas / estudo de caso –, separamos um tema delicinha que dialoga com diversas questões que vêm sendo cobradas em provas do mesmo estilo.

A atuação do poder público na prestação de serviços à população é um dos assuntos que mais aparecem nas provas de conhecimentos específicos de administração. Por isso, é importante se ligar nas discussões que a questão abaixo levanta:

 

QUESTÃO DISCURSIVA 1:

A adoção do paradigma do cliente na gestão pública tem sido uma tendência crescente, refletindo a busca por maior eficiência e qualidade nos serviços públicos. Essa abordagem transforma os cidadãos em clientes, com o objetivo de atender melhor às suas necessidades e expectativas.

1.  Explique o conceito de paradigma do cliente na gestão pública e sua origem.

2. Discorra sobre as principais vantagens e desvantagens da adoção do paradigma do cliente na administração pública.

3. Analise como o paradigma do cliente pode impactar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos, apresentando um exemplo prático.

 

O que eu preciso saber para responder adequadamente?

Em primeiro lugar, é relevante ter em mente que o paradigma do cliente na gestão pública tem suas raízes na Nova Gestão Pública (NGP) que surgiu na década de 1980, inspirada por práticas do setor privado. Esse paradigma considera os cidadãos como clientes dos serviços públicos, focando em suas necessidades e expectativas. A partir dessa perspectiva, a administração pública, portanto, deve ser orientada para o cliente, proporcionando serviços de alta qualidade, eficiência e eficácia.

Além disso, para responder devidamente ao segundo item, podem ser citadas diversas vantagens e desvantagens, a exemplo das seguintes:

Vantagens: melhoria na qualidade dos serviços, mais transparência e responsabilidade, mais eficiência e eficácia.

Desvantagens: comercialização dos serviços públicos (afastam-se do bem comum), desigualdade de acesso (privilégio a grupos + vocais e organizados), complexidade de implementação.

Por fim, é relevante destacar que a orientação para o cliente pode melhorar a qualidade dos serviços públicos ao alinhar as ofertas de serviços com as necessidades reais dos cidadãos. Por exemplo, em um serviço de saúde pública, a aplicação de pesquisas de satisfação dos pacientes pode levar a melhorias nas práticas de atendimento.

A busca pela satisfação do cliente pode incentivar a administração pública a adotar práticas mais eficientes, como a simplificação de processos burocráticos e o uso de tecnologias inovadoras. Por exemplo, a digitalização de serviços públicos, como a emissão de documentos, pode tornar os processos mais rápidos e acessíveis.

 

     

 

            Essa é apenas uma das diversas questões trabalhadas no nosso curso para o cargo 1 da Polícia Federal de 2025. Quer ficar por dentro dos temas mais quentes e entender exatamente o que a banca espera do seu texto? É só vir estudar com o Mago da Redação!

Curso de Discursiva para a PF - cargo 1 administrador

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