Redação modelo: consumo de carne – entre os prejuízos causados ao meio ambiente e a necessidade humana de proteína animal

Redação modelo

Tema: consumo de carne – entre os prejuízos causados ao meio ambiente e a necessidade humana de proteína animal

Autoria: Jaqueline Freire 

Nota 90 na ALESP

A reprodução desta redação sem o consentimento da autora é terminantemente proibido. 

Introdução

O meio ambiente vem sofrendo mudanças drásticas, com as mudanças climáticas, a extinção dos animais e da flora ambiental. Sendo assim é importante adotar meio de vida sustentáveis e que não prejudiquem à natureza. Desse modo, faz-se necessário compreender que o consumo de carne prejudica diretamente o meio ambiente, fator que deve sobrepor ao prazer humano de ingestão desenfreada de carne. 

Argumento I 

Em primeira análise, vale pontuar que a pecuária causa prejuízos diretos ao meio ambiente, como o desmatamento em larga escala e as queimadas de áreas verdes para a criação de  pastagens, favorecendo, assim, a emissão de gases prejudiciais que aumentam as mudanças climáticas. Sabe-se que tais práticas são realizadas, muitas vezes, de formas irregulares, sem o acompanhamento e a fiscalização dos órgãos competentes, com o desmatamento em áreas protegidas e de preservação ambiental. Além disso, os animais das grandes indústrias, muitas vezes, vivem e são tratados de formas cruéis e insalubres. Sendo assim, os órgãos públicos responsáveis devem fiscalizar e punir condutas irregulares, e, a sociedade deve, também, fiscalizar e saber a origem dos produtos que consomem.

Argumento II

Ademais, o consumo desenfreado da carne não parte apenas da preocupação do ser humano com sua própria saúde, mas sim da busca de satisfazer o prazer humano. Nesse sentido, a sociedade precisa ser conscientizada dos prejuízos que esse consumo causa ao meio ambiente, só assim o problema em questão pode ser resolvido. Além do mais, a carne não é o único alimento que possui as proteínas e os nutrientes necessários para a manutenção da vida. Desse modo, com o acompanhamento de nutricionistas, a divulgação de formas sustentáveis de alimentação e a suplementação da falta de nutrientes, o não consumo de carne não será um problema maior que os prejuízos que esse consumo causa ao meio ambiente. 

Conclusão

Portanto, faz-se necessário que a sociedade adote práticas de vida sustentáveis e benefícios ao meio ambiente, sobrepondo os desejos individuais a um bem maior e comum, que é a preservação da natureza. 

Conheça os novos cursos do Mago da Redação 

Curso de redação TCM-SP 

– Repertório para temas de atualidades

– 3 correções personalizadas 

– Videoaulas e PDF

– Estrutura e Gramática

– 2 bônus 

Curso de Revisão de Redação PM-SP

– Estrutura

– Temas quentes

– Gramática

– Análise de redações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *