Redação pronta
Tema: Educação Domiciliar
Autoria: Prof. Raphael Reis
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Introdução
A família e a escola são as duas principais socializações para a formação dos indivíduos. No entanto, muitas vezes esses segmentos entram em embates sobre certas escolhas, a exemplo do ensino domiciliar, em que há a defesa da saída dos alunos das instituições escolares para serem educadas em casa. A partir dessas divergências, os envolvidos não enxergam que a melhor solução é o ensino com ambas as partes atuando, já que o abandono total das escolas é nocivo, e o acompanhamento familiar é totalmente benéfico.
Argumento I
Em primeira análise, é importante ressaltar que a escola é o principal meio para o aluno ter contato com diferentes realidades e, assim, ter capacidade de entender a vida ao seu redor. Nessa perspectiva, o educador Paulo Freire, afirmou que a leitura do mundo precede a do livro, uma vez que a relevância de se compreender os fenômenos a que outros cidadãos estão submetidos é muito maior comparada à necessidade de priorizar o tempo todo a teoria escrita. Isso posto, fica claro que o ambiente escolar é fundamental para os pupilos terem ciência das inúmeras ramificações sociais existentes, a partir do contato com outros alunos. Assim, entende-se que a retirada desse convívio gera alienação dos mais jovens.
Argumento II
Nesse contexto, compreende-se que o mais viável é a conciliação dos estudos escolares com os domiciliares. Sob essa ótica, a ONG Khan Academy, organização educacional digital que oferece gratuitamente diversos conteúdos tanto teóricos quanto práticos para pessoas de vários países, surge como uma alternativa para os pais que gostariam de possuir mais controle dos conteúdos oferecidos aos filhos. Nesse sentido, o homeschooling não gerará prejuízo, apenas a intensificação da absorção de saberes por intermédio do direcionamento dado pelos mais velhos.
Conclusão
Portanto, visando mitigar os entraves à resolução da problemática e buscando conciliar os benefícios da socialização primária e da secundária, medidas são requisitadas. Para tanto, as escolas devem realizar projetos para ampliar a dinâmica do ensino, por meio da convocação dos responsáveis pelos alunos, com o intuito de encontrar a melhor maneira de ambas as partes atuarem na educação, a fim de mostrar o papel fundamental da escola na ampliação das perspectivas sociais e de sugerir o acompanhamento dos familiares usando a Khan Academy. Assim, os dois segmentos provocarão sucesso crítico e intelectual nos jovens.
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Creio que neste tema iria caber a óptica do ensino remoto que foi consolidado em meio a pandemia!
concordo! mostra como ainda é frágil essa modalidade tanto para as escolas como para as famílias, uma vez que muitas famílias ficaram só na promessa e outras que foram atendidas, os professores estavam despreparados e as famílias também sem estrutura de prover um ambiente sadio de estudo.