Modelo de Redação: “Liberdade e Segurança”
Estilo FCC
Autoria: Prof. Raphael Reis
Introdução
Os valores liberdade e segurança são debatidos desde a Idade Moderna: o filósofo Hobbes defendia que era necessário abrir mão de parte da liberdade individual em prol de que o Estado garantisse paz social. Na atualidade, o filósofo Bauman enfatiza que liberdade e segurança estão fragmentados, em lados opostos, o que implica maior controle social.
Argumento I
Nesse contexto, as atuais políticas públicas na área de Segurança Pública reforçam a perda de liberdade em prol de uma segurança para todos. Isso é observado no uso crescente de tecnologias nas operações policiais, a exemplo das câmeras de monitoramento, dos drones e do reconhecimento facial, que afetam o direito à privacidade. Assim, com a restrição de direitos civis, há perda de liberdade.
Argumento II
Além disso, o discurso de proteção ao cidadão perpassa o acesso a informações e dados, os quais podem ser utilizados pelo Estado para exercer controle e manipulação. De acordo com o filósofo Deleuze, a sociedade contemporânea é avessa à real liberdade, uma vez que permite práticas que limitam o livre agir das pessoas. Isso, além de desrespeitar os direitos fundamentais, gera a sensação de medo constante.
Conclusão
Portanto, a segurança oferecida na atualidade segue o discurso do medo, o que vai na contramão do ideal de liberdade, porque se criam ações de controle e de manipulação que impedem a construção de uma sociedade mais livre – cada vez mais as decisões são pautadas na sensação de insegurança, e não em políticas públicas que ampliem a liberdade.
Estude também com o mago da redação!
Conheça os serviços personalizados de correção e mentoria em redação.
Saiba mais através do e-mail magodaredacao@gmail.com ou do WhatsApp (32) 98813-7835
Bom dia, estou cadastrando meu endereço de email para receber material e participar dos Estudos Dirigidos para Redação…
Deus te abençoe abundantemente!
Atenciosamente,
Adilson