Redação pronta: O Gosto Pessoal é uma aquisição social

Redação pronta

Tema: O Gosto Pessoal é uma aquisição social

Autoria: Matheus Souza

Nota 96.50 no TRT9 

Introdução

Em seu livro “O cidadão de papel”, o autor brasileiro Gilberto Dimenstein refere que muitos direitos são previstos apenas nas leis, entretanto, na prática, não existem da forma concebida na legislação. Entre esses direitos, destaca-se o acesso à cultura, que em que pese ser garantido a todos na Constituição Federal, não é disponibilizado de modo igualitário na sociedade, o que faz com que muitos cidadãos não tenham acesso à conteúdos culturais que permitam a aquisição social de seu gosto pessoal. Essa realidade negativa é gerada por uma segregação socioespacial e pela industrialização da cultura. 

Argumento I 

Inicialmente, é importante destacar que a segregação socioespacial – fenômeno que afasta a população residente nas periferias dos serviços sociais – é um fator determinante que impede o acesso à cultura de forma equânime na sociedade. Com efeito, na medida em que os investimentos públicos e privados são direcionados para as regiões centrais das cidades, a população que mora nos locais mais afastados é privada de diversos serviços e oportunidades, inclusive quanto à cultura. Essa lamentável realidade é conceituada pelo geógrafo Milton Santos como “relação centro-periferia”, em que os cidadãos residentes nas regiões periféricas sofrem enormes dificuldades para a obtenção do acesso a oportunidades culturais, uma vez que precisam percorrer longas distâncias – na maioria das vezes, com transporte público deficiente – para chegar aos centros urbanos, local em que estão concentrados os teatros e cinemas, por exemplo. Dessa forma, a segregação realizada pelo local de moradia dita o acesso à cultura e a aquisição social do gosto pessoal do indivíduo. 

Argumento II

Além disso, outro ponto negativo que dificulta o acesso à cultura e a aquisição social do gosto pessoal é a industrialização da cultura. Segundo o pensador Adorno, existe uma indústria da cultura, caracterizada pela produção voltada aos interesses do capitalismo e à geração de lucro. Essa realidade é vista no alto custo cobrado em peças teatrais, nos cinemas e no valor dos livros. Assim, considerando a histórica dificuldade financeira da população, aliada ao elevado número de desempregados, o cidadão tem o direito à cultura inviabilizado, o que não possibilita novos conhecimentos aptos a subsidiar seu gosto pessoal.

Conclusão

Portanto, percebe-se que o acesso à cultura não é garantido a todos, mesmo que previsto legalmente. Com isso, a aquisição social do gosto pessoal através de conteúdos culturais é inviabilizado, tendo em vista a segregação socioespacial e a industrialização da cultura. 

Conheça o serviço de correções personalizadas de redação

– Retornos via áudio sobre estrutura, repertório e gramática 

– Pacotes com quantidade de redações variadas
Envie um e-mail para magodaredacao@gmail.com e saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *