No dia 07/06, fizemos uma live no Instagram com os professores Waldyr Imbroisi e Jacqueline Vieira para criar uma redação do zero, tendo como proposta de tema “Saúde Mental e o Mundo do Trabalho”.
Quem participou da live conosco contribuiu na construção dos argumentos, e o resultado está aí!
Introdução
A médica alagoana Nise da Silveira transformou o entendimento sobre a saúde mental, criando a compreensão de que se trata de uma faceta da vida a qual merece a mesma atenção que todas as demais. Nesse sentido, a preocupação com a mente se desdobra, na contemporaneidade, como um problema no mundo do trabalho haja vista as pressões psicológicas e a conexão permanente à tecnologia.
Argumento I
Em primeiro lugar, a sociedade atual é marcada por intensa cobrança pela produtividade. Nessa perspectiva, o filósofo Byung Chul Han descreve a atual sociedade a partir de uma análise que evidencia a busca de resultados, ou seja, todos precisam ter um alto desempenho. Essa pressão pode gerar problemas à saúde mental, como se pode depreender do caso da ginasta norte-americana Simone Biles, que desistiu de algumas provas nas Olimpíadas de 2021 devido à excessiva autocobrança.
Argumento II
Ademais, outro ponto a ser salientado é o uso demasiado da tecnologia, que estabelece uma dependência. Nesse contexto, é recorrente a utilização de ferramentas tecnológicas as quais exigem dos trabalhadores o desenvolvimento de tarefas para além da jornada. Isso corrobora o aumento dos casos de Síndrome de Burnout, caracterizada pelo esgotamento devido ao excesso de atividades laborais. Tal quadro reflete a Sociedade Líquida, marcada por angústias, medo e relações fragilizadas que impactam no mundo do trabalho, conforme o pensador Bauman.
Conclusão
Portanto, é mister reduzir a pressão sobre a produtividade e a obrigatoriedade de conexão à rede a fim de preservar a saúde mental dos trabalhadores. Dessa forma, é importante desenvolver o ócio criativo para o equilíbrio entre o trabalho e o descanso.
Já segue o Prof. Rapha nas redes sociais?
Se você curtiu este artigo, saiba que tem muuuito conteúdo que pode te interessar por aqui!
Aproveite para conhecer todos os cursos disponíveis para te ajudar a fazer as melhores redações e para acompanhar a gente nos seguintes canais:
Você pode participar também da nossa LISTA VIP e receber na caixa de entrada do seu e-mail um estudo dirigido INÉDITO toda semana.