A participação do jovem na política, na minha opinião, é o tema de redação mais quente deste ano!
Sendo assim, lá vai um presente 😉
Em 2017, o dicionário Oxford escolheu como palavra do ano o termo “Youthquake”, o qual pode ser traduzido por “terremoto jovem”. A expressão denota a capacidade da juventude para a inovação e para a mudança, principalmente em termos políticos. Dentro dessa perspectiva, cabe analisar o potencial dos mais novos na transformação da sociedade e os entraves que impedem a plena participação cidadã das gerações em idade de formação.
De fato, a juventude demonstra imensa capacidade de alterar o destino coletivo. Prova disso é a atuação da sueca Greta Thunberg: aos 16 anos, ela iniciou uma série de manifestações em frente ao parlamento de seu país em favor de leis mais severas contra ações prejudiciais ao clima. Como consequência, protestos em vários locais do mundo, organizados por jovens, se uniram em torno da mesma pauta, demonstrando o desejo dessa geração de pressionar os políticos em favor de mudanças.
Contudo, o engajamento da juventude ainda está aquém do desejado. Dentro dessa perspectiva, tal problema se deve à falta de um ensino que motive a participação nas decisões coletivas, conforme afirmava o educador Paulo Freire. Segundo o professor, a educação deve começar pela leitura do mundo, de modo a explicitar aos estudantes as condições de limitação, opressão e perigo a que estão submetidos. Entretanto, dado que as escolas se eximem desse papel, a consciência política e o engajamento dos jovens ficam limitados.
Portanto, a participação de jovens na política é uma das grandes potências para a transformação da sociedade, conforme atestam a escolha do dicionário Oxford e a atuação de Greta Thunberg. Por isso, é necessário um ensino escolar com olhar voltado à realidade, aos moldes do pensamento de Paulo Freire, para estimular o engajamento das novas gerações na política.
Conheça o e-book 10 autores coringas mais 10 modelos de redação
Para qual concurso você está estudando? Gostou do tema?