Bruxos e Bruxinhas, o Mago da Redação fez um modelo de redação sobre MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Anotem aí: esse será o tema mais cobrado nas provas de redação nos próximos concursos!
Confira o vídeo:
As mudanças climáticas representam o maior desafio do século XXI, pois afetam todos os aspectos da vida na Terra e colocam em xeque a existência da espécie humana e do planeta. Esse fenômeno é acelerado pelas atividades humanas e seus efeitos podem ser observados por meio dos eventos climáticos extremos, os quais, cada vez mais, estão frequentes.
De início, cabe ressaltar que as ações humanas estão transformando a natureza rapidamente. Nesse sentido, desde as Revoluções Industriais (séculos XVIII e XIX), a temperatura média do planeta Terra aumentou aproximadamente 1,2 graus Celsius. Com isso, acelera-se o derretimento das calotas polares, o que, por conseguinte, afeta o nível dos mares e provoca secas prolongadas. Esse quadro é caracterizado como uma Sociedade de Risco para o sociólogo Ulrich Beck, uma vez que as atividades humanas estão em um caminho com potencial de levar à destruição da espécie.
Nesse contexto, uma prova irrefutável dos impactos das ações humanas são os eventos climáticos extremos. No Brasil, recentemente, o estado do Rio Grande Sul passou pela maior crise climática do país, na qual centenas de municípios ficaram alagados. Além desse exemplo, em diversos países há ilhas de calor, cujas temperaturas superam 40 graus Celsius. Dessa forma, fica notório que esses eventos não apenas destroem ecossistemas, mas também resultam em perdas humanas e econômicas significativas.
Portanto, as mudanças climáticas se constituem como o maior desafio das nações, fazendo com que seja necessário mudar a forma de produção econômica para atenuar os impactos das ações humanas e, assim, reduzir a frequência devastadora dos eventos climáticos extremos. Sem isso, o planeta Terra estará a caminho de sua destruição.
Observação: é proibida a reprodução desta redação sem o consentimento do autor (Prof. Raphael Reis)