Efeitos das redes sociais: um dos temas mais cobrados pelas bancas de concursos públicos! Como não poderia deixar de ser, fiz um modelo de redação no capricho para vocês 😉
De acordo com o sociólogo espanhol Manuel Castells, a contemporaneidade pode ser considerada a “Era Digital”, período em que as novas tecnologias de informação e comunicação se tornam essenciais para a vida social e para o trabalho. Nesse contexto, a população tende a utilizá-la para vários objetivos, inclusive para buscar popularidade. Contudo, a exposição excessiva nas redes pode desencadear graves problemas.
A princípio, é lícito afirmar que as pessoas têm tomado as redes sociais como espaço para construir uma espécie de “público” para suas vidas. Nesse sentido, o filósofo Guy Debord afirma que a humanidade desenvolveu a “sociedade do espetáculo”, na medida em que a tentativa de tornar cada aspecto da existência algo digno de ser exibido se estabelece solidamente com a tendência a produzir postagens com as ações do dia a dia.
No entanto, esse comportamento pode causar diversos danos, tanto materiais quanto psicológicos. Isso ocorre, pois a revelação da localização e da rotina pessoal pode dar informações a criminosos, os quais passam a ter dados importantes para planejar delitos. Ademais, a sensação de que é necessário postar sobre tudo o que se faz pode gerar ansiedade e distúrbios psíquicos aos usuários.
Destarte, o uso das redes sociais pode causar prejuízos caso seja feito sem controle e sem reflexão, sobretudo se pautado na necessidade de expor todos os aspectos da vida como se fossem espetáculos para agradar a audiência. Assim, cumpre aos usuários cautela e ponderação no uso dessas ferramentas para aproveitar somente as vantagens da Era Digital.