Redação pronta sobre O PAPEL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

os meios de comunicação possuem papel central na nossa sociedade, afinal, o acesso à informação é essencial para o Estado Democrático de Direito. Discussões sobre democracia, manipulação, cidadania, liberdade, inevitavelmente, possui relação com os meios de comunicação. 

De acordo com o jornalista e professor Eugênio Bucci, “a mídia é o cão de guarda da sociedade”, pois ela é responsável por dar ciência à população a respeito de crimes e problemas sociais vigentes. Contudo, o papel dos veículos de imprensa tem sido desvirtuado em alguns casos, transformando a cobertura de delitos em espetáculos em busca de audiência e colocando em risco o correto cumprimento dos dispositivos legais.

Em primeira análise, a exibição de crimes pelos meios de comunicação de modo insistente e parcial corrobora a emersão da “sociedade do espetáculo”. Tal conceito foi desenvolvido por Guy Debord e se refere à situação em que os eventos são tratados como oportunidades de audiência e exposição, o que fragiliza o papel da mídia na defesa da população.

Além disso, a exposição dos crimes não raro é acompanhada de comentários dos apresentadores sobre a moralidade dos sujeitos envolvidos, estimulando ódio social e desejo de punição. Esse comportamento incita à prática de justiça com as próprias mãos, a exemplo da execução de linchamentos públicos. Nesse sentido, a mídia acaba prejudicando o pleno funcionamento do Estado de direito ao estimular atos que fogem ao escopo dos devidos processos legais.

Conclui-se, portanto, que os veículos de comunicação, que deveriam ser responsáveis por alertar e proteger a população, têm demonstrado inclinações que prejudicam a sociedade e o Estado com olhos voltados para o aumento da própria audiência. Por isso, é necessário que a mídia busque menos espetacularização e passionalidade na exposição de crimes.

Conheça nosso serviço de correção personalizada de redação e a mentoria

Informações:

E-mail: magodaredacao@gmail.com

Zap.: (32) 98813-7835

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *