Redação pronta sobre o RISO NA CONVIVÊNCIA SOCIAL – Banca FGV

Redação sob medida para atender ao critério de no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas do concurso TJDFT, cargo de técnico, banca FGV.

“O homem é único animal que ri”. Tal frase, atribuída ao Millôr Fernandes, chama a atenção para a característica humana do humor, expressa por meio do riso. No entanto, esse recurso não é usado todas as vezes de maneira benéfica no convívio social.

De início, é fato que risadas permitem o bem-estar dos sujeitos. Dentro dessa perspectiva, tal recurso é especialmente bem-vindo em épocas como a atual, em que o estresse do dia a dia, causado por grande demanda de trabalho, insegurança social e econômica.

Contudo, o humor pode ser direcionado de maneira equivocada, para inferiorizar e marginalizar membros de grupos minoritários. De fato, segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, a elaboração de discursos de inferiorização exerce sobre os marginalizados a violência simbólica, uma pressão discursiva que os faz se sentirem menores do que os demais.

Desse modo, faz-se necessário aproveitar o humor como ferramenta de bem-estar, sem direcioná-lo para humilhar e ferir outras pessoas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *