Redação pronta sobre TELEVISÃO no estilo da banca FGV.
Se você está estudando para algum concurso organizado pela FGV, o Prof. Rapha preparou um modelo de redação no capricho para te inspirar nos treinos 😉
A televisão, embora amplamente difundida e ainda central na vida cotidiana, tem sido objeto de debates sobre seu papel. Dessa forma, é importante pensar em seu potencial massificador e em sua responsabilidade de alertar a sociedade.
A princípio, a TV possui limitações evidentes na medida em que é subvencionada pelo poder financeiro. Nessa perspectiva, é relevante o pensamento de Pierre Bourdieu, que formula o conceito de “violência simbólica”. Sob a ótica do sociólogo, a televisão, sob pressões econômicas e políticas, não apenas distorce a representação da realidade, mas também cria padrões e valores que refletem interesses de determinados grupos sociais. Com isso, há uma massificação de padrões de beleza, consumo e comportamento, construindo, simbolicamente, uma negação dos sujeitos afastados desses estereótipos.
Por outro lado, a mídia televisiva tem o papel fundamental de chamar a atenção para temas relevantes. Sob tal prisma, a visão do professor Eugênio Bucci destaca a televisão como o “cão de guarda da sociedade”, perspectiva que enfatiza a importância da tv em alertar a população sobre riscos e desvios por parte dos detentores do poder. Nesse viés, um exemplo concreto seria a capacidade da televisão em denunciar casos de corrupção, desempenhando um papel vital na fiscalização e na manutenção da transparência no cenário político.
Dessa maneira, é imperativo que a sociedade promova a educação midiática, capacitando os indivíduos a discernir entre as influências prejudiciais e benéficas da televisão. Desse modo, será possível amadurecer a sociedade para que ela se afaste da massificação e saiba reagir aos alertas trazidos pela mídia.