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O tema é “Sociedade do Consumo”.
Autoria: Prof. Raphael Reis
Estilo: AOCP
Introdução
A sociedade do consumo, desde os seus primórdios, com o desenvolvimento da organização produtiva “fordista-taylorista”, intensificou o individualismo e o consumo como balizadores da felicidade. Com isso, um dos efeitos mais nítidos é uma sociedade endividada e doente.
Argumento I
De acordo com o filósofo Gilles Lipovetsky, a hipermodernidade na qual vivemos é caracterizada pelo hiperindividualismo, ou seja, os indivíduos são levados a pensarem somente em seus interesses, realizando-os por meio do consumo. Isso tem gerado uma sociedade endividada, porque, a todo momento, as pessoas precisam comprar para saciar seus desejos. Nesse sentido, para reduzir esse impacto negativo, são necessárias políticas públicas que desenvolvam o compartilhamento de bens públicos, a exemplo do uso de praças. Dessa forma, haverá redução do individualismo e possibilidades de lazer gratuito.
Argumento II
Outro aspecto relevante é que o hiperconsumo incentiva a felicidade como sinônimo de bens materiais: carro, casa, roupas de marca, viagens etc. Para reduzir esse aspecto negativo, é importante que as escolas desenvolvam conteúdos sobre educação financeira e educação para o consumo, com o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimento sobre empréstimos, juros e sustentabilidade, bem como se preparar para um consumo consciente. Ademais, resgatar reflexões filosóficas milenares é essencial para desmistificar que felicidade é uma busca baseada na realização material.
Conclusão
Mediante o exposto, fica notório que a sociedade do consumo intensifica o individualismo e reforça uma concepção de felicidade reduzida, o que acarreta, também, o endividamento das pessoas. Para contornar essa situação, conforme apontado anteriormente, faz-se necessário atuação dos governos e conscientização dos indivíduos.
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