Redação Pronta: Trabalho Análogo à Escravidão

Redação pronta

Tema: Trabalho Análogo à Escravidão

Autoria: Prof. Raphael Reis

Introdução

O trabalho é essencial à existência humana, pois é por meio dele que as pessoas garantem sua subsistência e contribuem para o desenvolvimento social do país. Nessa perspectiva, ele promove a cidadania, o que exclui qualquer tipo de atividade laboral análoga à escravidão.

Argumento I 

Em primeira análise, cabe reforçar que o trabalho promove a cidadania, uma vez que é um dos direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988. Segundo o filósofo Hegel, a criatividade e a potencialidade humana se encontram por meio do trabalho. Nesse sentido, o trabalho análogo à escravidão fere o princípio da dignidade humana e impede que o ser humano se desenvolva integralmente na sociedade.

Argumento II

Ademais, atividades laborais degradantes estão associadas às desigualdades sociais. É notório que, em diversas localidades, principalmente nas mais vulneráveis, a exemplo das zonas rurais, ainda existem pessoas exercendo atividades de forma forçada e sem condições dignas, o que aumenta as exclusões e reduz a sociedade como um todo às características da barbárie.

Conclusão

Diante do exposto, são necessárias ações para coibir o trabalho análogo à escravidão. Para isso, o Estado deve intensificar suas operações em áreas de maior incidência e criar mais mecanismos de denúncia. Dessa forma, será possível realizar resgates e garantir o princípio constitucional da dignidade humana. 

One thought on “Redação Pronta: Trabalho Análogo à Escravidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *