Redação sobre a Gestão do Lixo no Brasil

Bruxos e Bruxinhas,

Aqui é o Mago da Redação na área. Eu e o Prof. Waldyr fizemos uma aula especial sobre a Produção do Lixo no Brasil. Nessa aula, cuja metodologia é exclusiva da nossa equipe, fizemos um redação do zero, ao vivo e junto com os alunos no meu canal do YouTube.

Vou deixar, aqui, o link da aula e o modelo de redação sobre a Gestão do Lixo no Brasil. Espero que vocês gostem e aprendam bastante 🙂

Modelo de Redação sobre a Produção do Lixo no Brasil

No documentário “Lixo Extraordinário”, do artista Vik Muniz, mostra-se a realidade da produção de lixo no Brasil, marcada por lixões e pela ausência de reciclagem [contextualização]. Nesse sentido, é necessário refletir sobre a sociedade consumista [tópico 1] e analisar o papel dos catadores no tratamento de resíduos sólidos [tópico 2].
         Inicialmente, cabe destacar que uma sociedade pautada pelo consumo gera um volume de lixo que impacta o meio ambiente e o direito ao saneamento básico
[tópico frasal]. Nessa perspectiva, o filósofo Lipovetsky reflete sobre o hiperconsumo, isto é, os indivíduos estruturam suas relações por meio de aquisição  exacerbada de bens [repertório]. Isso faz com que aumente a quantidade de itens descartados, prejudicando a natureza e explicitando desafios nas políticas de saneamento [conclusão do argumento].

         Esse cenário é mitigado pelos catadores, os quais não são, na maioria das vezes, reconhecidos como importantes para a gestão do lixo [tópico frasal]. Isso se deve à invisibilidade social dessa categoria, marcada por preconceitos. Nesse viés, o sociólogo Jessé Souza mostra que a “ralé brasileira”, constituída sobretudo de pessoas pretas e pobres, que exercem atividades braçais, é colocada em segundo plano [repertório]. Porém, o serviço dos catadores está diretamente relacionado à reciclagem, sendo peça fundamental para a sustentabilidade [conclusão do argumento].

Portanto, são necessárias medidas para reduzir o consumo e valorizar os agentes de reaproveitamento de resíduos [retomada da tese]. Para isso, o Estado deve promover campanhas de conscientização sobre os danos causados pelo lixo por meio da televisão para evitar o hiperconsumo [solução]. Ademais, é preciso que as prefeituras estimulem a coleta solidária por catadores, dando-lhes condições adequadas [solução]. Assim, evitar-se-á a má gestão apresentada no documentário de Vik Muniz [retomada introdução].

 

 

Sigam-me os bons!

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Telegram: profrapha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *