Temas de redação para a Polícia Federal (PF)

temas PF

Prof. Rapha na área trazendo uma lista quente de temas de redação para o concurso da Polícia Federal (PF).

O concurso da Polícia Federal (PF) sempre gera expectativas e é muito concorrido. Recentemente, o governo autorizou 2000 vagas, distribuídas da seguinte maneira:

1.016 vagas – Agente;

300 vagas – Delegado;

600 vagas – Escrivão;

84 vagas – Papiloscopista;

349 vagas – Agente Administrativo; e

159 vagas – outras carreiras de nível superior.

De acordo com previsões, o edital deve sair até o final do ano de 2020 e o certame será realizado no primeiro semestre de 2021.

Cada vez mais, os candidatos precisam fazer uma preparação robusta para a prova objetiva, uma vez que os participantes concorrem em alto nível. Além da prova objetiva, há a redação, denominada também de prova discursiva, que é decisiva para a sua aprovação. É isso mesmo: a nota da redação faz a diferença para a aprovação e para uma melhor classificação, já que os candidatos conseguem resultados bem parelhos na parte objetiva.

Nesse sentido, o aluno precisa conhecer os critérios que a banca organizadora adota na prova discursiva para buscar a nota máxima. Esta é conquistada pela combinação de três elementos: domínio da estrutura, conteúdo consistente (é necessário ampliar o repertório cultural) e treino.

Nos últimos certames, a banca organizadora foi a Cebraspe. Ela possui particularidades: a estrutura é mais flexível, a correção da redação não é “pesada” e já oferece os tópicos que, obrigatoriamente, o candidato deve desenvolver.

No que se refere à estrutura, recomendo o uso de 4 parágrafos: introdução, tópico I (segundo parágrafo), tópico II (terceiro parágrafo) e conclusão (é permitido transformar o tópico III no parágrafo de conclusão).

Para contemplar os tópicos exigidos, expondo e argumentando, deve ser utilizada pelo menos uma estratégia de fundamentação: exemplificação, argumento de autoridade, causas e consequências, comparação de realidades sociais, dados estatísticos, etc.

Outra característica da banca é cobrar temas de atualidades, amplamente, debatidos pelos veículos de comunicação de massa e que tenham a ver com o cargo ou com a instituição promotora do concurso. Isso pode ser visto em provas anteriores:

Tema: a civilização contemporânea e o terrorismo. Concurso DPF 2014

Tema: o papel da polícia federal no aprimoramento da democracia brasileira. Concurso PF 2018

Tema: Eficiência policial e direitos do cidadão. Concurso PF 2019

Vistos os temas acima, fica notório que a banca busca reflexões sobre democracia, direitos, cidadania, direitos humanos, qualidade de vida. Essas ideias, aliás, cabem, praticamente, em todos os temas. Então, fica esperto!

Notícia boa!

Acabo de lançar um curso exclusivo e completo de redação para a PF! Nele, você vai aprender dominar estrutura, ampliar o seu repertório e terá 3 correções personalizadas realizadas por mim e pela Profª. Jacqueline Vieira

Mais informações: https://www.hotmart.com/product/redacao-policia-federal-pf/O40799537K

Lista de temas quentes para o concurso da Polícia Federal (PF):

  1. A importância da autonomia da PF para o fortalecimento democrático.
  1. Impactos das notícias falsas na sociedade
  2. Porte e posse de armas
  3. Cidadania e Direitos Humanos
  4. Como combater o racismo
  5. Contrabando de cigarros
  6. Tráfico de drogas: como combatê-lo com eficiência
  7. Os impactos do coronavírus na sociedade brasileira
  8. A importância de preservar a Amazônia
  9. Saneamento Básico e Cidadania

Faça o curso de redação para a PF com os Profs. Raphael Reis e Jacqueline Vieira. Clique AQUI

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *