Tudo sobre a redação do CEBRASPE

Uma das bancas mais tradicionais do mundo dos concursos é o CEBRASPE! Neste artigo, o Prof. Raphael Reis mostra tudo o que você precisa saber para gabaritar a redação do CEBRASPE.

1. Como é a redação da banca CEBRASPE?

O CEBRASPE costumar cobrar dois gêneros: dissertativo expositivo com temas específicos e o dissertativo (podendo mesclar exposição e argumentação) com temas de atualidades.

Uma coisa interessante é que na redação do CEBRASPE não há necessidade de ter uma TESE – basta realizar uma apresentação do tema na introdução.

Outra característica interessante é que a banca já indica 2 ou 3 tópicos para que o aluno disserte. 

2. Qual é a estrutura ideal da redação para o CEBRASPE?

O CEBRASPE já indica os tópicos justamente para que o aluno seja objetivo. Dessa forma, a redação deve ter uma introdução para apresentar o tema, o desenvolvimento integral e em sequência dos tópicos exigidos pela banca e uma conclusão (geralmente o aluno pode transformar o tópico III em uma conclusão.

3. Como fazer a conclusão da redação do CEBRASPE?

Na metodologia que o Mago da Redação ensina, o aluno pode transformar o tópico III, quando é solicitado medidas, alternativas, soluções, em uma conclusão.

Indico sempre apontar 2 soluções, lembrando que é necessário especificar o agente (quem faz a ação), a ação concreta e a finalidade dessa ação. 

4. Modelo de Redação no estilo CEBRASPE sobre O Sistema Carcerário e as Desigualdades Sociais

5. Como é a correção do CEBRASPE?

A correção do CEBRASPE é mais rigorosa na parte gramatical, o que não significa que o aluno se dará o luxo de se preparar bem na parte de conteúdo.

A banca atribui, geralmente, 5% da nota para os aspecto de apresentação e 95% para o aspecto de conteúdo. Ué, e como é corrigida a parte de gramática.

A banca computa a quantidade de erros e divide pela quantidade de linhas efetivamente escrita. Esse resultado é multiplicado por um fator negativo. Esse novo resultado é descontado da nota de conteúdo 😉

6. O que é o fator negativo na correção de gramática da banca CEBRASPE?

Quanto maior for o fator negativo significa que a banca está pegando mais pesado na correção dos erros gramaticais. Por exemplo, na última prova da PF o fator negativo foi -2 e no TSE foi -10.

7. Qual é o tipo de repertório que o CEBRASPE mais gosta?

O CEBRASPE aceita qualquer repertório desde que seja utilizado de forma adequada e contextualizadas. Há uma preferência para a estratégia argumentativa denominada EXEMPLIFICAÇÃO.

8. Qual curso de redação é indicado para a banca CEBRASPE?

Obviamente o curso do Mago da Redação. Nele, há uma aula detalhada de estrutura, conteúdos de atualidades direcionados, dezenas de modelos de redação (autorais e de alunos que gabaritaram), aulas de gramática.

8.1 Curso Regular de Redação CEBRASPE com o Mago da Redação

9. É verdade que o Mago da Redação acerta temas de redação do CEBRASPE?

Sim, é verdade. O Mago da Redação já acertou mais de 15 temas de redação para a banca Cebraspe, inclusive teve uma série de 6 acertos consecutivos. 

10. Depoimento da aluna Kelly, aprovada no concurso do TJPR

11. Estude com a Equipe Mago da redação

Conheça o trabalho do Mago da Redação nas redes sociais

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Telegram: profrapha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *