Modelo de Redação: A segurança dos usuários da internet depende tanto da legislação quanto do cuidado individual. 

Modelo de Redação 

Tema: A segurança dos usuários da internet depende tanto da legislação quanto do cuidado individual. 

Autoria: Prof. Raphael Reis 

 TJPA 2020

Esta redação integra o eBook “25 modelos de redação no estilo Cebraspe”

Tópicos 

1. O contexto atual de uso cotidiano da Internet por milhões de usuários e de exposição de dados na rede; 

2. A necessidade de legislação relacionada à privacidade na Internet; 

3. A necessidade de os cidadãos usarem de modo consciente e seguro a Internet.

Introdução

Um assunto que está em questão, contemporaneamente, é a segurança dos dados no uso da internet. Tal discussão se faz relevante, pois há larga utilização dos aparatos digitais, cabendo tanto aos legisladores quanto à população impedir que o amplo uso dessa ferramenta cause danos à privacidade.

Argumento I 

 Em primeiro plano, o uso da rede mundial de computadores é hoje generalizado e visto como necessário. Nesse sentido, a vida do cidadão é perpassada pela revolução digital em diferentes âmbitos, desde as relações pessoais, que se tornam mediadas pela tecnologia, até a forma de consumir e vender, uma vez que o comércio digital se encontra em franca ascensão. Nesse contexto, os usuários acabam fornecendo diversas informações, seja aos aplicativos de contato social, seja aos sites de “e-commerce”.

Argumento 2

Por isso, deve haver uma legislação específica relacionada à preservação da privacidade na internet. No Brasil, já há o Marco Civil da Internet, que legisla sobre o acesso à rede por parte do usuário, mas esse marco não protege definitivamente o internauta do uso indiscriminado dos seus dados. Deveria haver uma regulamentação, por exemplo, em relação a quais dados as empresas podem utilizar de seus usuários e para que fins.

Conclusão

 Por outro lado, cumpre também ao cidadão, que mantém sua liberdade de uso da rede e sua responsabilidade diante das consequências do mau uso da internet, utilizar as plataformas de maneira consciente. Dentro dessa perspectiva, cada indivíduo deve conhecer de fato os contratos de uso de dados das plataformas que são utilizadas por eles, com o objetivo de promover escolhas mais conscientes. Cada um também deve estudar sobre o funcionamento desse sistema de uso de dados, para que ninguém esteja imerso no mundo digital sem compreender o seu funcionamento.

Prepare-se para o TJ-ES e CNMP com o Mago da Redação 

– Aulas sobre repertório, estrutura e gramática

– 3 correções personalizadas via áudio

– 2 Bônus! 
Acesse o site www.professorraphaelreis.com.br e adquira enquanto é tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *