Modelo de Redação: Violência nas escolas

Modelo de Redação 

Tema: Violência nas Escolas 

Autoria: Prof. Raphael Reis 

A reprodução desta redação sem o consentimento prévio é terminantemente proibida.

Introdução

Em 1999, um massacre hediondo parou os Estados Unidos: na escola de Columbine, Colorado, 15 pessoas foram mortas e 21 feridas pela ação de dois estudantes. O caso gerou repercussão e discussões em todo o mundo, não se tratando de um caso isolado, como se imaginou a princípio. Hoje, a violência continua presente nas escolas em decorrência da banalização da violência e da liberdade dos agressores para planejarem os ataques.

Argumento I 

Em princípio, pode-se assumir que o ímpeto de jovens para assassinar colegas de escola, professores e funcionários advém de um processo de trivialização da violência. Nesse sentido, de acordo com a filósofa Hannah Arendt, a maldade e a agressividade são banalizadas quando as pessoas são constantemente expostas a atitudes cruéis ou quando se acostumam a discursos violentos. Desse modo, os perpetradores de ataques, como ocorrido em Columbine e em diversas escolas brasileiras, estão imersos em contextos de inaceitável naturalização da prática da crueldade.

Argumento 2

Dentro dessa perspectiva, essa visão é comprovada pela miríade de fóruns e páginas fechadas na internet que possuem como temática a lógica da violência. Com efeito, a chamada “deep web”, ou seja, a parte da internet que não pode ser regularmente acessada por mecanismos de busca e exige o conhecimento específico do endereço por parte do usuário, abriga grupos de discussão em que massacres ocorridos no passado são glorificados e incentivados. Além disso, jovens expõem livremente seu desejo de realizar atos semelhantes em seus respectivos colégios, deflagrando extrema liberdade desses indivíduos para planejarem suas ações e um processo de banalização do mal.

Conclusão

Portanto, o fim da violência nas escolas depende da criação de uma cultura da paz e de investigação dos espaços virtuais em que ocorre a glorificação dos ataques. Cabe às próprias escolas criarem um ambiente favorável para a fraternidade e o companheirismo, ao passo que a Polícia Federal deve investigar com afinco os fóruns da “deep web” onde se escondem os jovens com inclinação à violência. Assim, episódios como o ocorrido em Columbine não mais se repetirão.

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